sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ame o que é seu - Emily Giffin


Depois de um desastre com a tentativa de ler O noivo da Minha melhor amiga da autora (com tempo farei uma análise dele), eis que eu conheço esse livro. A narrativa da autora para mim não chega a ser uma chicklist, acho que ela faz muitas análise de cotidiano e tenta colocar a situação um pouco mais realista como se pudesse acontecer com qualquer um, além do que os momentos engraçados e que eu considero como estereotipados, comum no gênero pouco são descritos nessa livro.

Livro: Ame o que é seu - Emily Giffin

Sinopse: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.

Minha opinião:
A idéia central do livro é destacar as falhas de um casamento perfeito, o casal principal Ellen e Andy tem uma história conturbada, mas juntos podem ser considerados imbatíveis. Mas acontecem coisas que não agradam Ellen e ela sempre se sentiu um pouco inferior a vida que considera que o marido leva, faz com que ela questione todo um relacionamento, muito bem construído e de quebra aparece Leo com uma “proposta” de mudança de vida para a protagonista, que não agüenta mais a rotina que ela considera que acabou acontecendo. Destaque para a irmã da protagonista, que foi ponto importante em momentos decisivos do livro.

Ponto Positivo: Quando ganhei ele achei que era mais um daqueles livros de auto-ajuda que falam a mesma coisa em praticamente todas as páginas, mas me deparei em tão com um romance sensível e que definia justamente o momento em que eu me encontrava quando li ele, cheia de dúvidas e quem nunca teve dúvidas não é? Mas isso só acontece por que graças a Deus temos opções, apesar de que as vezes o que temos pode ser chamativo e belo mas nem sempre é o melhor a se escolher. É um livro para aprender a amar e a valorizar, mais de uma forma simples e com uma história muito realista, que parece com a gente. Fora que a protagonista tem um histórico de sofrimento e de problemas, mas consegue dar a volta por cima sem futilidade.

Ponto Negativo: O título é um pouco tendencioso, em relação a história mas nada que tire o brilho do enredo.

Bônus: Eu gostei tanto do livro que acabei fazendo um texto, para colocar no meu pefil do Orkut, ou seja muito tempo que li o livro, com frases do último capítulo. Eu considero que o final combinou totalmente com a história sendo considerado para mim um dos melhores encerramentos que eu já li na minha vida.

O texto que eu escrevi:
Eu não sei onde estou indo, nem aonde quero chegar, eu só espero que no final de tudo eu tenha de fato seguido minha razão e meu coração.
Ás vezes eu me pergunto o que sentiria se tivesse tomado outro caminho? Outra escolha? Ou mesmo ter pensado um pouco mais e seguido uma opção totalmente diferente. Mas o importante é saber que tal coisa aconteceu e agora esse é o caminho, se é que existe razão pra explicar as coisas da vida. Pode ser necessário fazer concessões, e acaba que chegamos a perceber que tal coisa pode nos satisfazer totalmente, ou não, simplesmente temos que nos esforçar para buscar o equilíbrio. Mas o coração ainda dispara com, a velha questão da dúvida, da escolha, do caminho que estamos seguindo e o outro que poderíamos seguir. Até porque a vida é uma soma de todas as escolhas, o vigor do compromisso e o laço que nos une as coisas que fazem parte dela. Mas o mais importante é saber que sempre que houver escolha haverá dúvida.












Nenhum comentário:

Postar um comentário