sexta-feira, 8 de março de 2013

Freud, me tira dessa! - Laura Conrado


Terminando a minha leva de de autoras brasileiras, da última ida a livraria, trouxe para esta resenha um livro "curto", porém um chick-lit bem diferenciado dos outros, vou confessar que tive muita sorte nessa última ida a livraria e só trouxe bons livros.
Livro: Freud, me tira dessa! - Laura Conrado

Sinopse: Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história. O livro rendeu à autora o Prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria Literatura.

Confesso que fiquei muito surpresa com esse livro, não esperava tantas situações para tão "poucas" páginas, cada página acontece uma coisa, você ri bastante, sente pena, fica apreensiva e por vezes chama a protagonista de louca. Catarina é uma jovem que está perto de fazer 23 anos, que é de Divinópolis e mora em Belo Horizonte, só por isso já senti uma intensa identificação (já falei que amo livros de lugares que eu já conheço), acaba de ser abandonada pelo rolo, com a desculpa que conheceu outra pessoa, só que não é a primeira vez que ela escuta isso. Piorando ainda mais a sua situação, sua irmão que sempre foi a queridinha da família, está namorando sua paixão de adolescência. Suas amigas estão todas em relacionamentos bacanas (aparentemente), e ela está sozinha numa cidade grande e trabalhando com uma pessoa do seu serviço que ela não suporta. Sentindo que não está aguentando mais ela decide fazer terapia para entender tudo isso e acaba ase sentindo atraída pelo terapeuta (ou pela imagem que ele passa). Depois de tudo isso eu pensava que não tinha como alguém ser normal depois de toda essa história e que ninguém podia estar mais ferrada (desculpa a palavra) do que a protagonista. O livro mostra como ela vai administrando essa vida dela, entre encontros com o ex que a trocou por uma mulher sem graça, saída com as amigas, dedicação ao trabalho ,aulas de inglês e muita malhação e terapia. A gente vê a descoberta de uma mulher que aparentemente é bem articulada, bonita e esforçada, na Catarina que tem problemas desde recém-nascido e que é obcecada por amores impossíveis. Então partindo disto eu fiquei muito curiosa sobre como Catarina iria lidar com essa situação.
Ela lê muito Freud durante a história, eu confesso que não gosto muito dele, quando tive um trabalho sobre sexualidade na faculdade, pesquisei bastante sobre ele, e por vezes considerei ele machista e com algumas ideias sem nexo, acho que também deixei me influenciar por Foucalt. que é um crítico de Freud e um estudioso que eu adoro. Mas confesso que as leituras de Freud fizeram bastante sentido para história de vida da protagonista. Terminando o livro eu fiquei bastante satisfeita com o final bem diferenciado, mas acho que me junto ao coro dos fãs da história, acho que precisa de uma continuação,para gente ver o que a Catarina vai aprontar agora que ela se descobriu.

Bom eu achei que o livro lembra muito o filme Avassaladoras que tem a Giovana Antonelli, principalmente o desfecho, dá uma olhada na sinopse da história:
Laura (Giovanna Antonelli) é uma mulher de 34 anos bonita, simpática, inteligente e bem-sucedida em sua carreira de designer gráfica. Porém, ela tem um problema: há um ano não tem nenhum tipo de relacionamento com homem algum. Uma série de coincidências a leva até uma agência de casamento, que lhe sugere alguns candidatos a namorado. A partir de então, auxiliada por sua avó Maria Alice (Márcia Real) e o sensível Marcel (Wellington Nogueira), para quem está desenhando a capa de seu próximo livro, Laura aos poucos recupera sua auto-estima e a confiança em si mesma para enfrentar novos relacionamentos.

Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini no filme!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário