quarta-feira, 1 de maio de 2013

Coração Eterno - Linda Howard


Trouxe para resenha de hoje, um livro super badalado dessa escritora que tem muito talento, para escrever histórias de amadurecimento e superação.
Livro: Coração Eterno - Linda Howard



Sinopse: Em uma fração de segundo, as pessoas que ele mais amava não existiam mais...
Um trágico acidente tomou de Rome Mathews seus bens mais preciosos: Diane, sua esposa, e os dois filhos. E deixou Sarah Harper sem sua melhor amiga. Nos dois anos que se seguiram à tragédia, Sarah desejava se aproximar de Rome, mas ela sabia que deveria guardar para si seu maior segredo: sempre fora apaixonada pelo marido de Diane. Agora, contudo Rome precisa dela. E, ainda que seu coração pertença eternamente a outra mulher, Sarah aceita ser sua esposa, sabendo que tudo tem um preço, inclusive o amor. Mas um acontecimento inesperado reacende sua esperança de que um casamento por conveniência possa se transformar em uma verdadeira união. Continuará Rome lutando contra seus próprios anseios por uma mulher que ousa acreditar que na vida há sempre uma segunda chance... ou finalmente cederá ao poder do amor?

Como eu já citei em outras postagens, eu nunca consigo ler um livro sem me deixar levar pelas minhas convicções e ideias, eu sempre tenho uma opinião sobre determinado tema abordado, mas procuro dar uma chance, caso eu não concorde com o enredo, deste me agradar e convencer com bons argumentos. Foi assim sobre esse livro, eu não concordo com essas histórias de amor pelo marido de quem diz tão amiga, ainda mais com uma super tragédia rondando, mas como gosto bastante da escrita da Linda, resolvi fazer uma tentativa.
Eu fiquei bem chocada com a história, a vida da protagonista Sarah é terrível, eu senti pena dela e isso não é um bom sentimento. Ela sempre quis uma coisa e de repente se viu apaixonada por um homem, que acabou amando sua melhor amiga e como não conseguia esquecê-lo, se concentrou na carreira arduamente como uma forma de fugir da realidade. Teve uma infância sem estrutura familiar e por isso sempre quis ser uma esposa dedicada e constituir uma maravilhosa família, e ver sua amiga conquistando tudo isso e com o homem que ela secretamente amava, deveria ter sido um inferno. Nesse momento eu já pensava, será que o melhor para ela não era se afastar? Mudar de cidade ou outra coisa, porque o casamento da amiga era sólido e como ela não poderia ter aquele homem, penso que ela deveria ter saído de cena e procurado viver sua vida de outra forma, isso não é fugir dos problemas mas sim se encontrar. Eu sinceramente não conseguia imaginar o que a Sara estava passando na época do casamento. Mas então o destino prega uma situação terrível, Diane sofre um acidente e morrem com ela os dois filhos de Rome, a tragédia começa a rondar Sarah e Rome, todo o tempo. Sarah então fica realmente sozinha, pois perdeu o afeto até da única amiga e de seus pequenos. Novamente eu achei que ela perdeu uma oportunidade de se afastar de tudo e todos para conseguir viver, e isso me deu muita raiva, porque para mim ela não viveu em nenhum momento do livro. 
Então a gente conhece Rome, o viúvo da amiga de Sarah e alto executivo, que está desolado, perdido, revoltado e tudo que é possível imaginar, na tragédia que ele está vivendo. Além disso vive uma tormenta de desejos pela Sarah, sendo isto antes do seu casamento com Diane. Sinceramente eu achei ele insuportável, um homem bem controlador e afetado pela tragédia, mas isto não justifica a tortura psicológica que ele faz com a mocinha desde o primeiro diálogo colocado no livro. Além do que se ele gostava dela de verdade, deveria ter deixado ela seguir a vida não ficar em cima dela, amolando com ciúme idiota. Sendo bem sincera ele foi extremamente egoísta, ao querer casar com ela daquele jeito e tenho certeza que iria infernizar a vida dela até que esta aceitasse a situação e o amor dela é tão grande que ela topa o pedido.
Depois então temos o momento crucial da história que eu não vou contar, mas que é importante, pois por mais que eu achasse um absurdo o que acontecia, eu achei pelo menos que Rome foi menos egoísta e mais humano (embora que na casca o que ele fez demonstrasse essas características bem acentuadas), Sarah também faltou amor próprio o livro inteiro, mas soube administrar a complicada situação que vivia. Tenho que confessar que o final me deixou balanceada se eu colocaria esse livro nos piores ou não.
Mas enfim não é uma boa leitura, falta auto estima da mocinha, sobra péssimas provocações do mocinho e no fundo eu ainda acho que a pobre Sarah era somente uma substituta. Outra coisa curiosa que eu achei foi o fato de não ter ninguém das famílias dos envolvidos para dar um palpite sobre a situação, isso deixou a desejar mesmo, até a família da falecida poderia.
É um livro bem badalado e as pessoas costumam gostar bastante, mas sendo bem do contra não me conquistou.

2 comentários:

  1. Concordo com seu comentário. Achei o enredo muito superficial, o Rome extremamente egoista e o amor dele nao me convenceu em nenhum momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excatamente. O livro é famoso, bem cotado, porém Linda Howard consegue escrever enredos bem melhores e com mais coerência. Além do mais está aí uma vida que eu não queria ter de hipotés alguma

      Excluir